segunda-feira, 21 de março de 2011

Dia do Pai

Na sexta-feira, comemorámos o DIA DO PAI.

Na segunda-feira, já havíamos enviado um recado para o pai que dizia apenas que estávamos a preparar-lhe uma surpresa que se iria realizar na sexta-feira. Pois bem, o desafio que lhes propusemos foi um jogo de futebol entre a equipa Amarelinha e a equipa Roxinha. Preparámos as claques com pompons e o painel onde iríamos sinalizar os golos marcados. Deu-se início ao jogo.




















Depois do jogo, fomos até ao salão onde tínhamos preparada outra atividade: pintámos um painel que era um campo de futebol e propusemos aos pais que pintassem uma bola e escrevessem uma mensagem. Por fim, colocariamos essa bola no nosso campo de futebol. O resultado final foi muito interessante: um campo de futebol repleto de bolas de futebol.
Painel no início da atividade



Pais e filhos empenhados na atividade.


O empenho depois do jogo de futebol continuou.

A cumplicidade era notória

Painel no final da atividade


As crianças adoraram este dia, tão bem passado na companhia do PAI.


O meu Pai é um bom AMIGO.
O meu Pai é um HERÓI.
O meu Pai é um QUERIDO.
Adoro o meu PAI.
Dedicado
Inteligente
Amoroso
Doce
Paciente
Amigo
Inesquecível

Obrigada a todos os pais por terem tornado este dia tão especial com a sua presença, disponibilidade e empenho!

quarta-feira, 2 de março de 2011

 O Carnaval é considerado uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo.
Desfile de Carnaval em Ovar - Distrito de Aveiro

Máscaras de Lazarim - Concelho de Lamego

Máscaras de Veneza - Itália

Carnaval na Alemanha

Estados Unidos

Cá na escola, este ano, o tema das nossas máscaras foi Heróis de BD. Cada turma escolheu um herói e uma heroína.
A nossa turma escolheu o herói Homem Aranha e a heroína Poison Ivy. Com as máscaras de todas as turmas realizámos uma exposição. Obrigada às AEC´s que construíram as máscaras após as nossas pesquisas. A exposição estará aberta a todos os pais no dia 4 de fevereiro a partir das 14 horas.





Também ficámos a conhecer a "Lenda do Arlequim". A nossa professora contou-nos a lenda e criámos um power point que fomos apresentar aos nossos colegas da outra sala. Aprendemos que devemos ser como os colegas do Arlequim que partilharam aquilo que tinham com quem mais precisava. Também elaborámos um cartaz com o Arlequim e a lenda que afixámos no salão.










A escola recomeça dia 10 de março. Até lá...divirtam-se muito!

terça-feira, 1 de março de 2011

Seres vivos


 Estamos a estudar os seres vivos.
Os seres vivos são seres animais e vegetais que existem na Natureza.
Para que haja continuidade das espécies, os seres vivos têm que dar filhos. A esse processo chama-se a função reprodutora. As plantas reproduzem-se, umas através de sementes, outras por estaca, ou seja, por meio da plantação de novas plantas.
                                    

plantas de cores variadas e tamanhos diferentes. Mas todas se alimentam pela raiz. A água e o oxigénio são indispensáveis à vida de todos os seres vivos. As plantas respiram pela folhagem e têm uma função importantíssima na Natureza, pois produzem oxigénio para purificar o ar. A produção do oxigénio faz-se durante o dia. De noite, elas absorvem oxigénio na sua respiração.  




Os animais reproduzem-se, uns por ovos (ovíparos), outros geram-se no ventre das suas mães (vivíparos). 



Recebemos na nossa sala alguns animais domésticos: o Piripiri do Francisco, o Eric da Camélia, o Bolinha da Maria e os bichinhos de seda da Marisa.

Piripiri do Francisco

Eric da Camélia

Piripiri e Bolinha
 















Todos os seres vivos, animais e plantas, nascem, crescem, alimentam-se, reproduzem-se e morrem. É o ciclo da vida de todos os seres vivos.
Nós, as pessoas, fazemos parte do grupo dos animais. O que nos distingue dos outros é o facto de termos pensamento e possuirmos raciocínio, enquanto que os restantes animais reagem só por instinto.
 

 Os animais podem viver na terra, no ar e na água. Alguns possuem características que lhes possibilitam a vida na água e na terra – por exemplo, a rã, a tartaruga, a salamandra. Estão adaptados ao ambiente em que vivem.  

As aves são animais vertebrados que podem ser facilmente distinguidos pela presença de penas. A pena é uma característica exclusiva desses animais, ou seja, está presente em todas as espécies do grupo.

As aves podem ser encontradas em todos os continentes e, atualmente, já foram descritas cerca de 12.000 espécies. Entre as espécies desse grupo há uma grande variedade de formas, tamanhos e hábitos. Existem desde espécies com poucos centímetros de altura até espécies como o avestruz, que pode atingir mais de dois metros de altura.


Peixe palhaço ou peixe-das-anémonas

 O Peixe Palhaço Comum, costuma ter três listras brancas de contorno negro que atravessam o corpo alaranjado.
A tartaruga é um réptil exclusivo de água marinha ou doce. Além de serem carnívoras, têm o casco mais achatado e patas com aspecto de nadadeiras.


A salamandra é um pequeno lagarto.






Os animais deslocam-se andando, rastejando, correndo, voando, nadando, saltando… 
Uns são minúsculos, outros são enormes. Apresentam formas muito diferentes. O revestimento do corpo e os seus hábitos alimentares também variam.
animais que só se alimentam de carne, por isso chamam-se carnívoros (por exemplo, o leão). Outros só se alimentam de vegetais, são os herbívoros (por exemplo, a vaca).
animal carnívoro

animal hervíboro




As pessoas são animais omnívoros, pois alimentam-se de carne e de vegetais.