domingo, 23 de janeiro de 2011

Visita dos BOMBEIROS

No dia 21 de Janeiro, recebemos a visita dos BOMBEIROS!
Eles chegaram por volta das 14h 30m e estacionaram o seu carro junto à escola. Que espectáculo! Adorámos ver o carro ali tão perto e tão grande! Ele leva cerca de 2000 litros de água.








Depois fomos até à Biblioteca onde assistimos, no quadro interactivo, a um power point que nos alertava para os cuidados e perigos relativamente a incêndios. Aprendemos que existem três incendiários principais nos quais nunca devemos mexer: isqueiro, fósforos e velas. Sempre que precisarmos de auxílio devemos marcar o 112 ou 117. 

 O sub-chefe Bruno Felício disse-nos que a parte do corpo que melhor devemos proteger, em caso de incêndio, é o rosto. Por isso é que os bombeiros usam um gorro que lhes protege o rosto deixando só a descoberto os olhos. O gorro também serve para minimizar a inalação de fumo.  Os bombeiros também usam luvas, capacete vermelho (só o chefe de equipa é que usa um capacete branco) e botas de borracha. Também visualizámos imagens de várias equipas de combate e prevenção a incêndios (Sapadores, Gisp…). 






Posteriormente, realizámos uma entrevista ao Sub-Chefe que nos disse que é bombeiro há 18 anos; optou por esta profissão por influência familiar pois, a sua família é uma família de bombeiros; já salvou 2 pessoas; acha que as situações mais arriscadas são aquelas que envolvem o salvamento marítimo; a sua equipa é formada por 6 elementos mas existem várias equipas. 


A Maria colocava as questões e o Pedro registava.


Para concluir, fomos ver o interior do carro dos bombeiros. Que sensação! 




Para agradecermos a disponibilidade e a instrução, elaborámos um postal em forma de bombeiro, com algumas definições, que oferecemos ao Sub-Chefe Bruno Felício.

Postal

Ser bombeiro é… ser corajoso;
Ser bombeiro é … ser amigo do ambiente e das pessoas;
Ser bombeiro é … uma profissão nobre;
Ser bombeiro é… trabalhar em equipa;
Ser bombeiro é…ser responsável;
Ser bombeiro é…ajudar as pessoas
Ser bombeiro é... arriscar a sua própria vida(…)


quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Dia de Reis

Hoje é dia de Reis!
Logo pela manhã fomos até ao computador pesquisar o modo como as pessoas comemoram este dia. Foi uma animação: vimos e ouvimos vários grupos de pessoas a cantar e a tocar várias músicas alusivas a este dia.





No período da tarde e, tal como o combinado, cantámos para os nossos colegas e professora do 3.ºA. Juntamo-nos no salão e demos início à festa. Relembrámos a lenda do Bolo-Rei, explorada na sala, com a ajuda do João e do Guilherme e degustámos uma fatia de bolo-rei.





terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Dia de Reis

Umas das tradições natalícias do nosso país, juntamente com as “Janeiras”, é o canto dos “Reis” que consiste na formação de grupos que, cantando de porta em porta, desejam às pessoas um feliz ano novo.
 As pessoas fazem-se acompanhar de instrumentos tais como a pandeireta, flauta, viola, acordeão e bombo. As músicas são normalmente conhecidas e a letra varia de localidade para localidade.
Cá na sala, adaptamos uma letra e iremos cantá-la à sala do 3.º A.